Friday, March 31, 2006

I love NY (6)


Fotografia de Cristina Garcia, em Nova Iorque

Thursday, March 30, 2006

Estou furiosa!


Faz algum tempo fiz um post a propósito do gravoso depósito de dejectos de animais nas ruas de Lisboa.
Hoje, a conduta da minha vizinhança ultrapassou todos os limites, despoletando em mim uma fúria imensurável. Quando cheguei ao carro deparei-me com uma mixórdia espalhada ao longo do pára-brisas e ardilosamente barrada nos puxadores das portas. “Valha-me Deus”, foram as minhas palavras de descrente convertida, perante aquela incrédula situação!
Exigia-se uma acção limpeza relâmpago, pelos menos, junto dos ditos puxadores para possibilitar um inócuo acesso ao interior da viatura. Para isso, socorri-me do balde lá de casa, numa versão maleta de mão, e lá fui descendo degrau a degrau uma escadaria própria de um terceiro andar de um prédio antigo de Lisboa.
A esta altura, devem já estar a congeminar as razões de uma atitude tão grotesca: Deve ser mesmo uma vizinha do pior…
Em defesa, alego ser uma vizinha cumpridora dos meus deveres e não partidária de mexericos usuais em bairros populares.
Agora, há de facto uma explicação possível para isto: ontem estacionei a minha viatura em lugar apropriado na via pública, não violando os direitos dos peões, mas exibindo, por puro esquecimento, um dístico localizado junto ao pára-brisas, diariamente usado para entrada livre no estacionamento da instituição em que trabalho, e que ostenta as minhas funções de funcionária pública.
Nunca saberei ao certo a razão, mas uma coisa é certa: esquecimentos daqueles podem sair caros!

Wednesday, March 29, 2006

Não é mesmo escritora!


Após uma leitura atenta do artigo publicado no jornal Diário de Notícias, apraz-me tecer algumas considerações, independentemente da questão jurídica que está sob alçada do Tribunal competente.
Invoca-se para justificar a providência cautelar, que o que está em causa “não é impedir a crítica". "Até porque, já muita gente criticou a Margarida, mas é a primeira vez que alguém tenta usar o nome dela para ganhar dinheiro. Avançámos para a providência cautelar porque vivemos num estado de direito e não se pode usar um nome para proveito próprio".

Acontece que, se aplicarmos esta lógica – na minha opinião demagógica – suportada no princípio que um autor não conceituado ao versar sobre uma obra já reconhecida pelo público, quer pela sua qualidade quer pelo seu número de vendas, estaria apenas a aproveitar-se dessa fama, podíamos concluir que um livro sobre Fernando Pessoa ou sobre outro autor de mérito reconhecido, visaria unicamente ganho pessoal, dado que à partida a obra objecto dessa dissecação literária é que faz a edição impor-se no mercado do livro- o que é um absurdo!

É que um escritor deve, parece-me, visar todos os leitores voluntários, quer aqueles que se regozijam com o seu escrito, quer aqueles que simplesmente não gostam, porquanto um livro deixaria de ser uma obra de arte para ser um mero instrumento de auto complacência!

Aqui fica a minha derradeira pergunta: Como é que alguém quer ser escritora e não ter a liberdade de pensamento para aceitar uma crítica, mesmo que em última instância seja subversiva, e só equacionar os cifrões de venda dos seus livros, digo euros?

Tuesday, March 28, 2006

Nem gay (1) nem ...

Click em cima da imagem

Heath Ledger no filme "Casanova"


(1) No filme "BROKEBACK MOUTAIN"

Era já a seguir...


Roubado daqui

Friday, March 24, 2006

Os momentos que passo com ele…

Entro pela porta que dá para a Rua de S. Bento, mesmo em frente ao Clube Nacional de Natação, cuja camisola vesti em tempos idos, durante muitas horas de treino diário na piscina da Penha de França! O espaço não é muito grande mas está preparado a pensar em nós. À chegada, normalmente, ele já está à minha espera. O seu primeiro gesto é passar a mão pelos meus cabelos e provocatoriamente perguntar-me se vamos fazer o mesmo de sempre. Eu gosto daquele ritual, faz-me sentir segura, começa-se pela massagem e só depois o tratamento final. Durante o tempo em que estamos juntos falamos de tudo, dos nossos projectos, de cinema, de fotografia, são momentos muito relaxantes. Na verdade quando me vou embora sinto-me sempre mais leve e mais sensual.
O homem que me deixa assim chama-se R. e é o meu cabeleireiro, que visito regularmente no Soma space, em Lisboa. Estavam a pensar o quê???!

Thursday, March 23, 2006

Guantánamo...

Click em cima

Martin Rowson 2006 - in Guardian Unlimited

Um vício que não escolhe sexo nem idade...


retirado daqui

Wednesday, March 22, 2006

Um vício...


Retirado daqui



genuinamente feminino!

Tuesday, March 21, 2006

I love NY (5)


Fotografia de Cristina Garcia, em Nova Iorque

Sunday, March 19, 2006

É um dos meus filmes favoritos, sim senhor!

Click na imagem

"The Constant Gardener" (título traduzido em Portugal: "O fiel jardineiro")


Anunciado neste blogue desde Agosto passado, só ontem fui ver o filme "The Constant Gardener".
É um dos melhores filmes do ano passado, sem dúvida. Fernando Meirelles, o realizador, demonstrou mais uma vez a sua arte de filmar.

Mas a verdade é que este filme nem sequer foi escolhido pela Academia de Hollywood para ser candidato à categoria de melhor filme, embora uma pessoa atenta perceba certamente o porquê!

Um filme a não perder!


P.S. "The Constant Gardener" foi dedicado a todos aqueles que trabalham em África no combate à SIDA.

Thursday, March 16, 2006

Censura ou não...

Gostaria de salientar, desde já, que este post é publicado porque entendo, que tenho o direito de intervir em questões que julgo pouco esclarecidas e publicadas na blogesfera, enquanto autora de um blogue e utente diária de muitos outros, independentemente da minha actividade profissional, e desde que não belisque as minhas obrigações enquanto trabalhadora por conta de outrem.

Ontem deparei-me com um "post" sob o título ”Censura” (transcrito no final deste post) num dos blogues mais conhecidos da blogesfera de momento (
www.mautemponocanil.blogspot.com), que confesso ser leitora habitual. O título era sugestivo mas o conteúdo deixou-me com a pulga atrás da orelha. Resolvi eu própria , enquanto cidadã, investigar a situação insólita. Desloquei-me enquanto utente ao Centro de Documentação da Câmara Municipal de Lisboa, para acesso à net no edifício do Campo Grande, ( preenchi a ficha de utilizador obrigatória a qualquer pessoa que pretenda usar aquele serviço gratuito) e enquanto utilizadora tentei aceder ao blogue em causa. De facto deparei-me com a informação relatada no post. Perante a informação surgida no computador (“conteúdos pornográficos”) entendi questionar o funcionário qual o critério de tal denominação, inclusive porque eu própria visitante assídua do blogue considerava a classificação absurda. A explicação veio de imediato pelo funcionário dos serviços, explicando que existe um programa informático, que bloqueia o acesso a determinados sites cujos conteúdos não sejam vocacionados para uma plataforma institucional promover o seu acesso. A fórmula de filtragem tem como suporte um certo número de palavras indecorosas que possam ser encontradas nesses sites (do tipo: merda, puta, filho da puta, etc.), o que pode pontualmente induzir numa classificação menos acertada em relação a alguns sites.

A explicação foi esclarecedora e pareceu-me plausível, tratando-se de um acesso à net promovido por uma entidade pública e gratuitamente. Está assim desvendada a classificação errónea atribuída ao blogue em questão.

A título final, só deixo aqui uma chamada de atenção: perguntar não ofende e a classificação atribuída era sem dúvida despropositada, por isso não caberia ao autor do "post" deslindar o porquê, insistindo numa cabal resposta dos serviços, e não cair na tentação de fazer um post sensacionalista?! É que a blogesfera exige também esse equilíbrio de informação, investigar e perceber os factos noticiados.

Esta é a minha modesta opinião!

23h 23m

Wednesday, March 15, 2006

Os títulos dos filmes deviam ser distribuídos na sua versão original!!!

Click na imagem

Filme "Prime" ( tradução: Terapia do Amor)

"Terapia do Amor" é uma tradução menos feliz do título original do filme"Prime"!


Mas não é caso único. Um outro exemplo de tradução disparatada é o filme "Um Amor em África"*, com o título original "In my Country"! Exemplos não faltam...

Se conhecerem alguém com responsabilidades nesta matéria, por favor, sensibilizem lá esses Senhores para esta problemática!


P.S. Vale a pena ir ver o filme pelo elenco feminino: Merly Streep e Uma Thurman.


* click em cima

Monday, March 13, 2006

Não é dos meus filmes favoritos, não senhor!

Click em cima da imagem

Filme "Capote"


Friday, March 10, 2006

Ir às compras...



é uma terapia intrinsecamente feminina!

Wednesday, March 08, 2006

Genial!

Click na imagem (*)

Roubado daqui



(*) Nesse site (lado direito da página) escolha Times Square Timelapse with Sound.

A minha companhia diária no carro!



Click na imagem para acesso ao CD


A música que não me canso de ouvir!Principalmente a faixa "The Futurist".

Tuesday, March 07, 2006

A minha Lisboa!


Fotografia de Cristina Garcia- Villa Sousa na Graça, em Lisboa

Monday, March 06, 2006

YES!YES!YES!


"CRASH" ganhou o oscar de melhor filme !

Só faltam duas horas para o nascer do sol, mas valeu a pena ficar até ao final!

A noite já vai longa...

Retirado daqui


Robert Altman recebeu o oscar honorário atribuído pela Academia!

Continuo acordada...

O filme " BROKEBACK MOUTAIN " acabou de ganhou o oscar de melhor banda sonora!

Mas continuo agarrada ao televisor a torcer pelos meus favoritos!




P.S. São três da manhã em Portugal!

Em frente ao televisor só desejo que...




Joaquin Phoenix receba o prémio de melhor actor! E que "Crash" seja considerado o melhor filme!


Só espero não adormecer antes ...

Sunday, March 05, 2006

I love NY (4)


Nova Iorque- Fotografia de Cristina Garcia

Thursday, March 02, 2006

A minha música....

Para alguns de nós, os instrumentos musicais fazem parte da nossa vida para sempre. No meu caso, embora não tenha qualquer jeito para tocar viola, este instrumento é parte da história de amor da minha família (paterna), porque marca o elemento abdicador de uma vida de folia por parte do meu avô por uma família que decidiu construir com a minha avó. A viola permaneceu ao longo dos anos na casa dos meus avós e já era eu mulher adulta quando arrisquei pedir a viola ao meu avô. Nessa altura, já viúvo, e com o especial carinho que nutria por mim deu-me a resposta mais emocionada que alguma vez assisti: não posso dar-te a viola antes de morrer, e quando isso acontecer ela será pertença do teu pai, porque esta viola faz parte de mim. Naqueles vinte e poucos anos entendi a mensagem mas não como hoje. Hoje quando relembro o meu avô, que tantas vezes o faço, sei que aquela viola transbordava amor, amor pela música, amor pela mulher com quem partilhou a vida, amor por estar vivo a olhar aquela viola.
A viola hoje está em casa dos meus pais, em estado de grande exibição, porque todos nós sabemos quanta vida há dentro daquela viola…
E agora é a vossa vez de perguntar: A que propósito vem esta história?
A resposta passa por irem ver o filme “Walk the Line”! O filme que me deixou com vontade de amar mais e mais…
E façam favor de serem felizes!

Joaquin Phoenix merece o Oscar de melhor actor!!!

Click em cima da imagem

WALK THE LINE