Tuesday, July 05, 2005

* “Ubuntu” : “Humanity to others”!

O filme “In my Country” (com a disparatada tradução «Um Amor em África») devidamente publicitado neste quiosque, tem logo à cabeça três boas razões para não se perder: Juliette Binoche, Samuel L. Jackson e a avassaladora paisagem sul-africana. Mas na verdade esta produção cinéfila, com a realização de John Boorman, é muito mais de que uma forma de contar uma história é, acima de tudo, um testemunho corajoso que traz a lume novamente o tema do ‘apartheid’ que muitas vezes nesta sociedade mediática corre o risco de cair no esquecimento, principalmente dos mais novos. Aliás, em contraposição a esta crítica eu diria que é uma produção que apostou seguramente na crueza da realidade, embora concorde que o filme padeça de parcos recursos. No entanto, as vivências de todos os personagens são tão arrebatadoras e esgotantes que, na minha opinião não necessitam de artifícios cinéfilos ou planos estonteantes para sentirmos as estórias de alguns dos milhões de sul-africanos e dos seus recorrentes traumas.
Quando o filme chega ao fim cada um de nós leva para casa a lição, tantas vezes descuidada nesta vida alucinante, que há sempre mais qualquer coisa a aprender sobre o que nós julgamos saber, neste caso o ‘apartheid’, e que não é por isso que perdemos tempo mas sim ganhamos maturidade.
Um filme obrigatório para todas as gerações…



* Expressão africana


2 Comments:

At 3:32 PM , Blogger Lolita said...

isto era suposto ser escrito na Fábrica!!! E já agora...para a próxima convida a malta!

 
At 11:12 PM , Anonymous Anonymous said...

     ⊆⊇     Cristina [...] esse, ainda não o vi, mas conta-me     ⊆⊇     isso saíu em DVD ou estreou no cinema ? conta-me que estou curioso.     ⊆⊇     Quero também informar-te que já mexi no TEMPLUM IANI e que gostava de     ⊆⊇     saber a tua opinião.     ⊆⊇

     ∇ Beijocas e inté ∇

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home