Objectiva 3
Um filme,
Um ponto da Cidade,
E uma opinião...
Tuesday, August 31, 2010
Nova rubrica: Summer time!
A canção “Summertime”, cuja composição é de George Gershwin, tornou-se um sucesso, pela primeira vez, em Setembro de 1936, gravada por Billie Holiday. Outras gravações notáveis incluem as de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald, em 1957.
Baseada nessa canção, hoje, é criada a rubrica “summmer time”, que durará 15 dias, procurando referenciar locais, livros e músicas para usufruir nos dias de verão que nos restam- nesta estação é mais fácil ter tempo livre.
Relembrar Alain Corneau !
O cineasta francês, Alain Corneau, morreu segunda-feira, 30 agosto, com a idade de 67 anos.
[Link do artigo in "Le Monde"]
Monday, August 30, 2010
Saturday, August 28, 2010
Esta Lisboeta será mais uma cidadã a apelar pela tua vida!
" Uma de cada vez
por FERNANDA CÂNCIO
por FERNANDA CÂNCIO
Há uma mulher no Irão condenada à morte por lapidação. Tem 43 anos, dois filhos (um de 22 e uma de 17), e, dizem- -nos, é culpada de "adultério "e de "envolvimento na morte do marido". Está presa há quatro anos. Este mês, o seu advogado fugiu do país e pediu asilo político. A seguir, a televisão iraniana difundiu aquilo que apresentou como a confissão desta mulher, uma voz sumida sob um véu, irreconhecível.
Não, não é a primeira mulher a ser condenada à lapidação por adultério, no Irão (onde há mais 11 a aguardar a mesma execução) e fora do Irão. Não, não é novidade haver mulheres lapidadas por "relações sexuais ilícitas", algumas delas crianças, algumas delas vítimas de violação. Há imagens dessas execuções na Net, descrições atrozes que nos parecem mentira. Aliás tudo isto parece impossível de tão bárbaro, tão de outro mundo - um mundo onde se mata com pedras nem muito grandes nem muito pequenas para que a agonia dure, onde uma mulher pode ser o alvo de um jogo de acerta e mata por causa desta palavra, adultério, desta noção de que as mulheres são o mal e o corpo do diabo, feitas para castigo e submissão.
Sim, apetece ignorar isto, apetece dizer: é tão longe e eu sou eu, só eu, que posso contra isto? Que posso fazer por ela, por essa mulher, Sakineh Ashtiani, da qual aprendi o nome nas notícias e o rosto sereno sob o véu negro numa foto talvez antiga, talvez de um tempo em que ela, como nós, achava impossível que isto pudesse ser, que pudesse acontecer-lhe, que fosse o nome dela nas cartas de celebridades e nos apelos do mundo, a cara dela nos cartazes e na TV, a vida dela a depender dos caprichos de um clérigo, de um "líder supremo", e talvez - talvez é talvez - também de mim?
Posso isto, Sakineh, e perdoa que me junte assim aos que te fazem bandeira e causa e pretexto para grandiloquências, afirmações políticas e brilharetes e ultimatos e poemas. Posso dizer não. Posso dizer que não perdoo a quem não erga a voz contra a ignomínia e a obscenidade da tua condenação, contra a lei repugnante que te condena e o regime que a sustenta. Posso dizer que não admito que hoje, no meu mundo, no meu tempo, estas coisas se justifiquem com "diferenças culturais" ou "ordens internas"e não ocasionem protestos vigorosos de todos os governos que se querem decentes - a começar pelo do meu País. Posso dizer que vou estar atenta a todos os silêncios e que espero ver na primeira fila da tua defesa os que se afirmam apologistas incansáveis da vida e os que se reclamam de uma interpretação benigna do Islão.
Sou só uma. Não posso muito. Posso só dizer: estou aqui, estou por ti. E por mim, porque tu e eu somos o mesmo, a mesma.
Eu sou só uma, tu és só uma. É assim que começa. Amanhã, no Largo Camões, às 18 horas, Lisboa será uma das 103 cidades de todo o mundo a apelar pela tua vida" .
Friday, August 27, 2010
Wednesday, August 25, 2010
Relembrar Herman Leonard!
Foto retirada deste site
PHOTO BY: © Herman Leonard- Dexter Gordon
Herman Leornard, fotógrafo reconhecido internacionalmente- tornou-se conhecido somente no final dos anos 80- morreu, aos 87 anos, em 14 de Agosto último.
[LINK do artigo no The NEW YORK TIMES]
Sunday, August 22, 2010
100 cidades contra as execuções no Irão: Em Portugal? Só Lisboa!
100 Cities Against Stoning
AUSTRALIA
Sydney
Brisbane
Hobart
AUSTRIA
Vienna
BRAZIL
Porto Alegre
BELGIUM
Brussels
La Louvière
Charleroi
CANADA
Hamilton, Ontario
Niagara Falls
Peterborough, Ontario
Ottawa
Toronto
Vancouver
DENMARK
Copenhagen
FINLAND
Tampere
FRANCE
Besançon
Lyon
Montpellier
Narbonne
Paris
Tolouse
GERMANY
Berlin
Bremen
Darmstadt
Dortmund
Köln (Cologne)
Giessen
Frankfurt
Hamburg
Hannover
Krefeld
Leipzig
Mainz
Möchengladbach
Munich
Paderborn
Ulm
Zwickau
GREECE
Athens
ICELAND
Reykjavik
INDIA
Bangalore
IRAQ
Baghdad
ISRAEL
Tel Aviv
KENYA
Nairobi
NETHERLANDS
Amsterdam
Eindhoven
Groningen
Rotterdam
The Hague
NORWAY
Oslo
POLAND
Warsaw
Wroclaw
PORTUGAL
Lisbon
SPAIN
Barcelona
SWEDEN
Borås
Gothenburg
Helsingborg
Karlskrona
Lund
Malmö
Stockholm
Visby
Örebro
TURKEY
Ankara
Didim, Aydin
UK
London
Birmingham
Bradford
Dublin
Glasgow
Liverpool
Lyme Regis, Dorset
Manchester
St. Albans
Waterford, Ireland
USA
Berkeley, California
Brooklyn, Connecticut
Chicago, Illinois
Dallas
Hattiesburg
New York City
nota: listagem de cidades a 22 de Agosto [LINK]
Assim, vai a nossa cidadania em Portugal!
Saturday, August 21, 2010
Thursday, August 19, 2010
Wednesday, August 18, 2010
Sunday, August 15, 2010
A morte não faz justiça!
Fotografia do site -Poster for tomorrow
Shirin Ebadi - Prémio Nobel da Paz em 2003
Numa entrevista, Shirin Ebadi, afirmou: Há muitos livros escritos sobre a pena de morte , mas às vezes, uma foto pode ser muito mais eficaz do que um livro.
Concordo!
Link do site citado, onde foi publicada a entrevista
Friday, August 13, 2010
Criar um elo de blogues portugueses contra a execução de Sakineh Ashtiaani-Mohammadia
A "pedra de partida" é desta bloguista portuguesa.
O objectivo desta iniciativa, sem cor partidária, é criar um elo voluntário de blogues portugueses• , com o maior número possível de adesões, contra a execução de Sakineh Ashtiaani-Mohammadi, uma mulher iraniana, com 43 anos, presa em Tabriz, e condenada à morte por apedrejamento pela República Islâmica do Irão, correndo o sério risco de acontecer brevemente.
Assim, cada bloguista envia um @ à representação da ONU na Europa, em Genebra, comunicando* que está contra a execução, de modo a encher essa caixa do correio.
Após o envio do respectivo @, o bloguista assume a sua participação, copiando a fotografia do elo de Solidariedade para o seu blogue, publicada no topo deste post.
Na realidade, a opinião pública europeia devia manifestar-se quanto ao desumano desfecho que se anuncia deste caso.
Uma causa pelos direitos humanos! Participe!
Obrigada!
Obrigada!
• Podem aderir blogues de todas as nacionalidades.
*Podendo usar esta frase: I am appealing to you to intervene immediately in order to help to save Sakineh's life
Foi divulgada hoje, uma carta aberta da fundadora e porta voz do "International Committee Against Execution", dirigida ao Secretário Geral da ONU
Caro Mr. Ban Ki-Moon
Recentemente, temos recebido notícias muito preocupantes do Irão, sobre o caso de Sakineh Ashtiaani-Mohammadi. As notícias recentes indiciam que Sakineh, uma mulher de 43 anos, presa em Tabriz, condenada à morte por apedrejamento pela República Islâmica do Irão, corre sério risco de execução por enforcamento.
Nos últimos três anos tenho estado envolvida activamente no caso Sakineh, tentando salvá-la da pena de morte, à qual foi condenada, por isso, estou ciente de todos os pormenores deste caso.
Apelo à sua intervenção imediata, a fim de ajudar a salvar a vida de Sakineh. Primeiramente Sakineh foi condenada pelo Tribunal Província de Tabriz (capital do Azerbaijão Oriental), com a pena de 99 chicotadas e em seguida ao apedrejamento, pelo crime de "adultério,"cuja sentença foi confirmada posteriormente pelo Tribunal Supremo, em Teerão.
(...)
Na quarta-feira 11 de agosto de 2010 Sakineh, foi exibida, num programa da televisão estatal, fazendo uma confissão pública. O programa de TV -"20:30" - é o programa mais difundido da República Islâmica. Durante a emissão a Sra. Ashtiani leu um papel que tinha em mãos, não sendo claro o seu discurso. Nesse programa foi lido um texto acusando a Sra. Ashtiani do envolvimento no assassinato do seu marido, que é uma mentira. O facto de ter sido condenada à morte por apedrejamento, não foi mencionado, nem discutido no programa.
O objectivo desta transmissão é tentar legitimar junto da opinião pública sobre a decisão do governo islâmico, pelo que tememos que a pena de morte terá lugar brevemente"(...)* - em 13 de Agosto de 2010
* excerto do texto traduzido por objectiva3
Thursday, August 12, 2010
Um caso gritante de "apedrejamento" à dignidade humana!
Foto: AP
Sakineh Mohammadi Ashtiani, iraniana, sentenciada à morte por apedrejamento, poderá estar prestes a ser executada, dada a transmissão num programa de televisão estatal, ontem à noite, da sua confissão de adultério e o seu envolvimento num assassinato, adianta o Jornal Guardian, na edição de hoje.
O advogado de Sakineh reclama, que Sakineh foi torturada antes da entrevista, a qual foi gravada na prisão.
Wednesday, August 11, 2010
Como Facebook ajuda a fabricar “pobres de espírito”!
Os artigos de opinião devem levar-nos a uma reflexão, quando a abordagem da temática é notoriamente estruturada. No caso concreto, o artigo foi publicado, hoje, no jornal “The New York Times”.
O tema é actual e interessante: muitos caloiros americanos estão a usar uma nova aplicação do FaceBook, para escolherem os seus colegas de quarto nas residências universitárias, cujos critérios de selecção radicam nos hábitos em comum, pensamentos e estilos de vida idênticos.
Certamente, quando estes jovens americanos terminarem a sua vida universitária, ficarão mais pobres de experiências inesquecíveis e órfãos de uma aprendizagem de valores baseada na diferença.
Assim, hoje, a relação entre colegas de quarto passa a ser não mais do que uma “ligação com o seu próprio espelho”.
O tema é actual e interessante: muitos caloiros americanos estão a usar uma nova aplicação do FaceBook, para escolherem os seus colegas de quarto nas residências universitárias, cujos critérios de selecção radicam nos hábitos em comum, pensamentos e estilos de vida idênticos.
Certamente, quando estes jovens americanos terminarem a sua vida universitária, ficarão mais pobres de experiências inesquecíveis e órfãos de uma aprendizagem de valores baseada na diferença.
Assim, hoje, a relação entre colegas de quarto passa a ser não mais do que uma “ligação com o seu próprio espelho”.
Este novo formato da vida académica deixa-me apreensiva. Se é verdade que cada indivíduo é fruto da diversidade das suas experiências, mais essencial é partilhar emoções com pessoas diferentes.O respeito pela diversidade de culturas fica reforçado quando vivemos em comum essas diferenças.
O convívio diário com pessoas que tenham outras ideias políticas e hábitos desiguais só enriquece o nosso espírito! O problema é que os "pobres de espírito" não podem pagar para ficar ricos!
O convívio diário com pessoas que tenham outras ideias políticas e hábitos desiguais só enriquece o nosso espírito! O problema é que os "pobres de espírito" não podem pagar para ficar ricos!
Tuesday, August 10, 2010
Ontem, o jornal The New York Times divulgou o bom exemplo português em matéria de energias renováveis!
Fotografia retirada deste site
Portugal Gives Itself a Clean-Energy Makeover
By Elisabeth Rosenthal
LISBON — Five years ago, the leaders of this sun-scorched, wind-swept nation made a bet: To reduce Portugal’s dependence on imported fossil fuels, they embarked on an array of ambitious renewable energy projects — primarily harnessing the country’s wind and hydropower, but also its sunlight and ocean waves .
Today, Lisbon’s trendy bars, Porto’s factories and the Algarve’s glamorous resorts are powered substantially by clean energy. Nearly 45 percent of the electricity in Portugal’s grid will come from renewable sources this year, up from 17 percent just five years ago.
Land-based wind power — this year deemed “potentially competitive” with fossil fuels by the International Energy Agency in Paris — has expanded sevenfold in that time. And Portugal expects in 2011 to become the first country to inaugurate a national network of charging stations for electric cars.
“I’ve seen all the smiles — you know: It’s a good dream. It can’t compete. It’s too expensive,” said Prime Minister José Sócrates, recalling the way Silvio Berlusconi, the Italian prime minister, mockingly offered to build him an electric Ferrari. Mr. Sócrates added, “The experience of Portugal shows that it is possible to make these changes in a very short time.”
The oil spill in the Gulf of Mexico has renewed questions about the risks and unpredictable costs of America’s unremitting dependence on fossil fuels. President Obama has seized on the opportunity to promote his goal of having 20 to 25 percent of America’s electricity produced from renewable sources by 2025.
While Portugal’s experience shows that rapid progress is achievable, it also highlights the price of such a transition. Portuguese households have long paid about twice what Americans pay for electricity, and prices have risen 15 percent in the last five years, probably partly because of the renewable energy program, the International Energy Agency says.
Although a 2009 report by the agency called Portugal’s renewable energy transition a “remarkable success,” it added, “It is not fully clear that their costs, both financial and economic, as well as their impact on final consumer energy prices, are well understood and appreciated" (...) .in the New York Times- 9 de Agosto de 2010 *
* click para acesso à continuação do artigo
Monday, August 09, 2010
Sunday, August 08, 2010
Wednesday, August 04, 2010
Happy Birthday Mr. President!
retirado daqui
O Presidente Obama celebra hoje 49º aniversário.
Eu já assinei o cartão de felicitações!
Tuesday, August 03, 2010
Monday, August 02, 2010
Mário Bettencourt Resendes: vai fazer muita falta!
« Mário Bettencourt Resendes: "Não serei um provedor para ser popular"
por NUNO AZINHEIRA 06 Julho 2007
Entrevista a Mário Bettencourt Resendes, Provedor dos Leitores do Diário de Notícias
(...)
O que é que os leitores do DN vão poder esperar de si?
Procurarei ser menos teórico e mais prático. Embora seja exigível que um provedor tenha conhecimentos de sociologia da comunicação, acho que é decisivo que um conhecimento íntimo do exercício profissional se reflicta depois no magistério do provedor. Procurarei também, e isso deriva da minha sensibilidade jornalística, que a configuração da página do provedor contemple algumas das exigências do jornalismo moderno. Quero que a página seja lida com gosto pelos leitores, tenha algum sal e pimenta, que, admito, em ocasiões passadas, pode não ter tido, embora isso dependa muito da sensibilidade de cada provedor. A página do provedor tem de ter apelo, não pode ser uma maçada, tem de ser interventiva, um marco no jornal e de leitura obrigatória. (...) »in Diário Notícias on line- 2 de Agosto de 2010
O jornalista Mário Bettencourt Resendes, morreu hoje, aos 58 anos. Como leitora aqui fica o meu testemunho e homenagem, usando as suas próprias referências: um jornalista que dava muito gosto ler, com uma escrita apelativa e interventiva, cuja leitura nunca foi uma maçada e acima de tudo um marco no jornalismo português!