Sunday, March 06, 2005

O coreto


Coreto na Praça José Fontana, em Lisboa- Março de 2005.

Hoje, quando cheguei a este coreto com o claro objectivo de fotografá-lo, deparei com um grupo de adolescentes que fizeram daquele lugar um refúgio transitório. Os jovens tinham montado uma espécie de acampamento em redor do coreto perante um líder atento, e todos eles reivindicavam uma atitude de domínio daquele espaço. À primeira denúncia em fotografar fui imediatamente confrontada com olhares pouco acolhedores, o que foi pacificamente ultrapassado com um prévio esclarecimento, tendo, então, sido autorizada a tão desejada fotografia.
Mas se pensarmos um pouco, aqueles jovens são o presente num palco de outros tempos: são adolescentes fazendo-se à descoberta desta vida num espaço citadino que ainda perdura (felizmente!) nesta cidade.
E por falar em passado, este fim de semana reencontrei dois amigos da faculdade que não via há cerca de 15 anos (ambos abraçaram compromissos profissionais a nível internacional). Foi uma sensação de alegria e curiosidade. O que fascina nestes momentos, não é a nostalgia dos tempos passados, mas o redescobrir de pessoas que já fizeram parte da nosso quotidiano e de repente surgem quase como desconhecidas. Mais, um passado a redescobrir num novo tempo...

P.S. Obrigada, ao meu grupo da faculdade pelos momentos que partilhamos juntos.

10 Comments:

At 12:54 AM , Blogger clark59 said...

Ora tome lá, também já me aconteceu (vantagens de ser mais velho).

Eu lembro-me dos travestis da Praça José Fontana, em 83/84. Juro que foi a primeira vez na vida que fiquei na dúvida: 'isto é... não, não é... será...?'

PS. Boa foto, mas isso é costume

 
At 1:20 AM , Blogger AS said...

O coreto é uma coisa que desde miúda me fascina pela sua presente inutilidade. O passado nem sempre está ao nosso alcance... ;)

 
At 5:47 PM , Blogger ognid said...

Os coretos, que até podem ser inúteis se mal aproveitados (conheço casos em que são espaços devidamente cuidados e utilizados) , são dos equipamentos urbanos masi curiosos e bonitos. Gosto deles. Gosto da tua foto. Gosto dos putos que descreves :)

 
At 8:58 PM , Anonymous Anonymous said...

Eu praticamente nasci e vivi nessa zona,não sou assim tão velho pra falar disso ,mas no meu tempo passei GD momentos nesse jardim ,no cesário verde e no do campo santana, o parque em si era habitável durante o dia ,mas durante a noite o caso mudava de figura ,vinham os travestis ,as prostitutas, + os drogados e alcolicos juntávam se ai para o negócio,e vai daí que o coreto servia de ponto de encontro ,hoje em dia serve de refugio para a droga ,e mesmo com a policia ao lado nada se faz para combater este mal que lixa a sociadade.

 
At 9:10 AM , Anonymous Anonymous said...

Think that could give you some Search Engine popularity, and traffic???

 
At 11:42 AM , Blogger WDM Info Services said...

I like your blog, I found it looking for huffington blog. Could you add it to my favourite blog directory please. It has lots of blogs relating to huffington blog

 
At 8:58 AM , Anonymous Anonymous said...

display your RSS feeds on their web sites for content.

 
At 12:44 AM , Blogger WDM Info Services said...

Your Blog is Awesome, blog software is the easiest way to get your blog read by more people.

blog software has always been my thing

 
At 5:09 AM , Anonymous Anonymous said...

nice blog enjoyed it :)

Keep up the excellent work! and i bookmarked u!
!

 
At 6:49 PM , Anonymous Anonymous said...

Would The Thought Of Thousands Of Other Web Site's All Displaying Your Content,

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home