Sunday, March 06, 2005

O coreto


Coreto na Praça José Fontana, em Lisboa- Março de 2005.

Hoje, quando cheguei a este coreto com o claro objectivo de fotografá-lo, deparei com um grupo de adolescentes que fizeram daquele lugar um refúgio transitório. Os jovens tinham montado uma espécie de acampamento em redor do coreto perante um líder atento, e todos eles reivindicavam uma atitude de domínio daquele espaço. À primeira denúncia em fotografar fui imediatamente confrontada com olhares pouco acolhedores, o que foi pacificamente ultrapassado com um prévio esclarecimento, tendo, então, sido autorizada a tão desejada fotografia.
Mas se pensarmos um pouco, aqueles jovens são o presente num palco de outros tempos: são adolescentes fazendo-se à descoberta desta vida num espaço citadino que ainda perdura (felizmente!) nesta cidade.
E por falar em passado, este fim de semana reencontrei dois amigos da faculdade que não via há cerca de 15 anos (ambos abraçaram compromissos profissionais a nível internacional). Foi uma sensação de alegria e curiosidade. O que fascina nestes momentos, não é a nostalgia dos tempos passados, mas o redescobrir de pessoas que já fizeram parte da nosso quotidiano e de repente surgem quase como desconhecidas. Mais, um passado a redescobrir num novo tempo...

P.S. Obrigada, ao meu grupo da faculdade pelos momentos que partilhamos juntos.

6 Comments:

At 1:20 AM , Blogger AS said...

O coreto é uma coisa que desde miúda me fascina pela sua presente inutilidade. O passado nem sempre está ao nosso alcance... ;)

 
At 5:47 PM , Blogger Unknown said...

Os coretos, que até podem ser inúteis se mal aproveitados (conheço casos em que são espaços devidamente cuidados e utilizados) , são dos equipamentos urbanos masi curiosos e bonitos. Gosto deles. Gosto da tua foto. Gosto dos putos que descreves :)

 
At 8:58 PM , Anonymous Anonymous said...

Eu praticamente nasci e vivi nessa zona,não sou assim tão velho pra falar disso ,mas no meu tempo passei GD momentos nesse jardim ,no cesário verde e no do campo santana, o parque em si era habitável durante o dia ,mas durante a noite o caso mudava de figura ,vinham os travestis ,as prostitutas, + os drogados e alcolicos juntávam se ai para o negócio,e vai daí que o coreto servia de ponto de encontro ,hoje em dia serve de refugio para a droga ,e mesmo com a policia ao lado nada se faz para combater este mal que lixa a sociadade.

 
At 9:10 AM , Anonymous Anonymous said...

Think that could give you some Search Engine popularity, and traffic???

 
At 8:58 AM , Anonymous Anonymous said...

display your RSS feeds on their web sites for content.

 
At 6:49 PM , Anonymous Anonymous said...

Would The Thought Of Thousands Of Other Web Site's All Displaying Your Content,

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home