Tuesday, October 26, 2004

“Até os burros se apaixonam”

O Criador não foi complacente ao dotar o burro de carácter lento. Valeram-lhe as suas credenciais de abnegado servidor do homem para conquistar uma multidão de simpatizantes, sendo óbvio que aqueles que o veneram retiram sempre dele proveito pessoal. Digamos que já nasceram burros...
O filme em exibição “A Vida é um Milagre”, de Kusturica, é um cântico ao amor de forma indubitavelmente peculiar, pois desta vez o realizador ousou dar vida a um verdadeiro personagem na pele de um burro. Este é demasiado astuto e pertinente nas suas entradas e saídas de cena, carregando sempre o fardo, até mesmo ao final da história, de passar uma forte mensagem: Apaixonarmo-nos não é burrice nenhuma!
De facto, Kusturica imprime neste filme uma forte carga afectiva em muitos dos seus personagens que se movimentam num cenário de dolorosos conflitos, pessoais ou históricos, evidenciando assim uma premeditada tentação racional em ajuizar, inequivocamente, que há um sentimento nesta vida que compensa tudo o resto: A vontade de amar.
Para mim este é talvez, e não só por isso, o seu melhor filme até agora!
Ainda a propósito de “A Vida é um Milagre”, podem ler uma outra crónica que gostei especialmente, à excepção da visão quanto ao dito burro... Mas o seu autor já foi devidamente notificado!

7 Comments:

At 7:56 AM , Blogger Toix said...

Eu, que prefiro um burro amoroso a um amoroso burro, se já estava curioso com o filme, mais fiquei. Merci!

 
At 9:07 PM , Blogger MJM said...

Apetecia-me zurrar...
Mas o filme, gostava de o ir ver. E ainda me aguçaste mais a vontade, a mim, que adoro uma boa reflexão.
kiss, objectivamente

 
At 2:36 AM , Blogger Seila said...

quero ver até porque tudo que vi dele me encantou! mas...neste blog (onde passo, confesso, pouco e prometo redimir-me!)tu retratas de modos variados na imagem e na palavra bela e simplesmente a cidade que eu, por mais voltas que dei, acabo sempre por achar que avi pela primeira e apaixonada vez! e não me canso nunca de a ver nos interstícios!
Abraço!

 
At 7:09 PM , Blogger Francisco said...

Obrigado pela referência.

 
At 6:48 PM , Blogger antonio said...

Ora então, depois de ler isto toca a ir ao cinema.

Um abração do
Zecatelhado

 
At 5:14 PM , Blogger Toix said...

Ouça cá, ó sua preguiçosa, este blog não mexe porquê?
Eu à espera de novidades...

 
At 11:56 AM , Anonymous Anonymous said...

Um dos textos mais bonitos que escreveste! CV

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home