Sunday, December 05, 2010

A ovelha negra!

Foto retirada daqui


Em 1877, as ovelhas chegaram à Austrália pela mão dos colonos britânicos. Os primeiros colonos desembarcaram em terras australianas, trazendo na bagagem cerca de noventa ovelhas - sobreviventes da turbulenta viagem.

O britânico intuito colonizador por aquele território antípoda assentou na necessidade de aliviar as sobrelotadas prisões do Reino de Sua Majestade.
O “bilhete da viagem” dos ex – prisioneiros deportados para a Austrália incluía uma condição governamental: tornarem-se economicamente auto suficientes, após dois anos em solo australiano.

As ovelhas, animais dóceis, não exigindo especiais cuidados para a sua criação, adaptaram-se com destreza ao novo território, proporcionando, por outro lado, uma série de fáceis recursos: leite, carne, lã, e outros produtos derivados do leite.

Assim, os rebanhos de ovelhas assumiram um papel fundamental na actividade económica dos colonizadores britânicos na Austrália, com um crescendo significado no mercado britânico da lã.

A travessia pelos colonos das “Blue Moutains”, na colónia de “New South Wales”, veio possibilitar a expansão do pastoreio, dada a imensidão e riqueza das planícies a oeste. Hoje, esta etapa da colonização é referenciada para a Austrália como a primeira fronteira transposta, cujo acto de colonizar é concretizado pela incursão das ovelhas em grande escala naquele território.

Assim, a ovelha assume-se como bússola no percurso histórico dos colonizadores britânicos na Austrália: as suas coordenadas ditam o desenvolvimento e crescimento económico da Austrália e a sua repercussão no Império Britânico – em especial sua relação extra fronteiriça da indústria da lã.

Esta “bússola”, também, deve-nos orientar para a realidade mais cruel: a dizimação das populações aborígenes na Austrália.

De facto, o pastoreio da ovelha levou à modificação das comunidades aborígenes e a colonização branca cometeu atrocidades e horrores. Este lado do processo de expansão pelos colonos no território australiano é um marco de sofrimento e terror vividos pelos aborígenes nesse período.

Neste caso foram as fronteiras dos direitos – à vida, dignidade humana e igualdade – derrubadas sem retrocesso histórico.

Se devemos seguir as ovelhas para compreender a história da paisagem australiana, não devemos esquecer este lado negro, que não corresponde ao sucesso mas à pobreza do pensamento colonizador- a ovelha negra!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home