Sunday, November 28, 2010

Óculos com lentes custo – benefício...




A avaliação custo benefício fundamental na tomada decisão quanto a um projecto de uma empresa privada ou de uma entidade pública, mostra-se, assim, um instrumento de gestão.

Na verdade, todos nós, uns mais que outros, fazemos uma abordagem ”aproximada” da relação custo – benefício, quando temos de tomar decisões que mexem com o nosso orçamento familiar.

Neste momento, perguntar-se-ão: qual a razão deste escrito?

É simples: a análise custo benefício, ferramenta influenciadora no "grafismo" político e financeiro, ganhou uma omnipresença na argumentação de qualquer decisão, como se tratasse de “uns óculos” que servem para visualizar e mensurar um foco em qualquer horizonte.

É, assim, que se ensina aos alunos na universidade. Este pensamento é verbalizado nessa medida, muito embora com a ressalva do “conceito de benefício assumir uma abrangência alargada”.

Hoje, a análise custo benefício é a “aspirina” receitada por qualquer consultor em relação à “dor de cabeça” de um projecto sujeito a tomada de decisão.

Será inequívoco o uso destes óculos?

Não está em causa a informação e avaliação do projecto se mostrar necessária, o que não colhe é restringir todas os fenómenos sociais num balanço entre custo benefício.

Porque, algumas vezes, não há tradução em termos monetários de todos os efeitos associados a uma decisão.Nesse caso podem aparentemente os custos ultrapassarem os benefícios, podendo deixar alguns projectos socialmente muito válidos na gaveta!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home