Friday, January 01, 2010

Os minaretes estão proibidos no país dos referendos !

Em Novembro passado, quando tomei conhecimento da decisão do povo suíço de proibir mais minaretes na paisagem helvética, apeteceu-me escrever sobre o assunto mas o trabalho não deu tréguas…
Num dia de “pontapé de saída” para uma nova década, aproveito para reavivar a memória dos mais distraídos.
Aconteceu, é verdade: 57% da população helvética apoiou a proibição de construção de novos minaretes na Suíça. Esclareça-se, a propósito, que das 180 mesquitas construídas na Suíça, apenas 4 possuem minaretes. Aliás, esses minaretes estão proibidos por lei de chamar os fiéis à oração.
Uma governante daquele país – Eveline Widmer-Schlumpf, ministra da Justiça suíça – pronunciou-se, afirmando, que o resultado do referendo reflectia um certo receio em relação ao fundamentalismo islâmico.

O que dizer a isto?

Um minarete é parte integrante de uma mesquita. Dado que a mesquita é um local de culto religioso, a proibição da construção de um ou mais minaretes é necessariamente uma restrição à liberdade religiosa.
A gravidade desta situação é que a liberdade religiosa está a ser violada num país europeu democrático e conhecido como a "terra dos referendos"!
Embora cidadãos do mundo inteiro tenham manifestado veemente o seu desacordo, o que me preocupa é ver um país europeu a adoptar medidas onde a Liberdade e a Igualdade estão a ser censuradas!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home