Thursday, December 04, 2008

A árvore de Natal…


Photo por olvwu in FLICKr

Li no jornal Times que na última quarta feira uma vasta multidão juntou-se para assistir ao acender de luzes da árvore de Natal no Rockefeller Center, em Nova Iorque. O local esteve repleto de pessoas de todas as idades curiosas e entusiasmadas para assistir ao evento.
Quando acabei de ler o artigo senti vontade de estar presente naquele momento único na vida da cidade de NY. A árvore de Natal colocada todos os anos no espaço denominado Rockefeller Center é uma tradição natalícia exportada com enorme sucesso para o mundo inteiro, sendo que o cinema é sem sombra de dúvida um dos seus maiores promotores.
Muitas cidades tornam-se famosas pelos seus ícones urbanos e NY é um bom exemplo disso; Quem não referencia os seus táxis amarelos ou a sua árvore de Natal? Na verdade os símbolos citadinos são um dos máximos expoentes da sua vida própria.
Uma árvore de Natal não é uma mera peça de exibição de luz em função da sua natureza volumétrica. A beleza de uma árvore de Natal não deve ser pautada pelo ranking do seu tamanho. O seu simbolismo é muito maior.
A árvore de Natal da Cidade deve simbolizar partilha, ponto de encontro entre amigos e famílias que em seu redor partilham tempos de lazer e momentos que podem perpetuar na nossa memória. Crianças a saltitarem em torno da árvore contemplando as suas luzes. Um espaço público iluminado de cor e de afectos.
Confesso não sentir tal emoção na minha cidade e por isso mesmo mantenho a minha preferência pela árvore de Natal do Rockefeller Center, em NY!

1 Comments:

At 3:27 PM , Blogger ciloca said...

estive aqui, mas vou ja bazar gastar dinheiro.

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home