Friday, December 02, 2011

Porquê a falta de cobertura noticiosa sobre a actual Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, em Durban?

Está a decorrer em Durban, na África de Sul, a décima sétima conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, na qual participam representantes de governos de todo o mundo.
Esta conferência decorre entre 28 de Novembro e 9 de Dezembro. A cobertura mediática é feita à escala internacional. O mundo tem os olhos postos nesta conferência!

Decidi saber o que está acontecer em Durban, pelo que pesquisei inicialmente nos media portugueses. O resultado nacional foi devastador para a minha ânsia de obter informação. A informação é tão reduzida que deixa qualquer interessado incrédulo, com excepção do esforço meritório do jornalista Ricardo Garcia do Público, que vai escrevendo sobre a matéria para não vivermos isolados do mundo.

Perante esta triste realidade de ausência de informação noticiosa (imprensa escrita e televisões), interrogo-me:
- Será uma questão de linha editorial por mero desconhecimento do assunto ou quiçá não multiplicadora de audiências, o que se for o caso revela uma má preparação jornalística dos editores portugueses? Onde está o dever de informar?

-Será devido às matérias subjacentes às alterações climáticas, traduzirem-se na prática numa política de forte preocupação ambiental, muito incómoda aos políticos conservadores (em particular os ultra liberais) e desconcertante com muitos interesses económicos?

Se a razão for impreparação dos editores de informação ou directores, nos caso das televisões, atrevo-me aconselhar a lerem o Guardian sobre esta matéria, e certamente dentro de pouco tempo estarão menos incautos. Esta deficiência terá solução à vista!

Se as razões forem outras, então, muito mal vai o jornalismo em Portugal!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home