Thursday, September 29, 2011

O que é um edifício saudável?


PHOTO: Phipps, Rose, Dattner, Grimshaw

No jornal The New York Times foi publicado, recentemente, um artigo retratando uma realidade urbana emergente no Bronx, em NY- conduzindo à ribalta uma questão bastante interessante: o que é um edifício saudável?

Esta abordagem está relacionada com uma construção de habitações localizadas no Bairro do Bronx. Este projecto já construído assume uma componente ambiental e de saúde pública, com contornos muito inovadores.
A construção deste empreendimento revela características com preocupações ambientais, através do seu modelo construtivo que, permite tirar o máximo de proveito da luz natural, incluindo escadas bafejadas de janelas de modo a incentivar as pessoas a andar no edifício, e a integração de ventiladores no tecto para desencorajar o uso do ar condicionado.

Este conjunto edificado prevê, igualmente, ao nível do telhado a existência de hortas comunitárias, onde os seus habitantes poderão dedicar-se à produção de algumas frutas e vegetais, fomentando, assim, hábitos alimentares diferenciados dos tradicionais – a obesidade está presente em muitas daquelas famílias .

O objectivo crucial deste projecto é estruturar quer os espaços públicos quer os privados, de modo a incutir alterações comportamentais dos residentes que contribuam para uma vida mais salutar. Podemos, então, perceber o significado de um edifício saudável.

Será caso para dizer: Mudam-se os tempos, mudam-se os comportamentos no Bronx!

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home