Tuesday, August 23, 2011

Lisboa em Agosto não é de fugir… já certos jornalistas?!


Vila Berta, no Bairro da Graça, em Lisboa


A crónica de Luís Pedro Nunes, publicada na Revista Única do jornal Expresso, na última edição, aguçou o meu ímpeto de escrever um post mais cedo do que seria previsível. Logo à partida o título deixou-me incrédula:" Lisboa em Agosto é de fugir"…


Esta afirmação só pode vir de alguém que não conhece os recantos de Lisboa, e muito menos os lisboetas.
Esta cidade, bem pelo contrário, é um ponto de fuga no mapa português durante o mês de Agosto.


Neste mês as esplanadas do Jardim do Torel ou do Jardim Botto Machado são lugares de invejável luz e panorâmica estonteante, onde se pode namorar e levar a passear o cão, mesmo deixando a(o) gata(o) em casa. Isto porque, na teoria de Luís Pedro Nunes, quem escolhe cuidar de um gato definitivamente sucumbiu à esperança de fazer vida conjugal.


Até o Parque das Nações é mais aprazível em Agosto, com a diminuição das habituais "excursões familiares" durante os domingos, face à concorrência algarvia.


Muitos Lisboetas optam por permanecer a trabalhar na cidade em Agosto. Provavelmente não serão as figuras das revistas cor-de-rosa, mas pessoas comuns que jamais apelidariam Lisboa de "bidé fétido", porque amam a sua cidade - sabem identificar o local onde existiu a Pastelaria Marques ou a Casa Souza, marcos de outros tempos.


Outros lisboetas ficam em Lisboa porque não vão de férias. Quem vive em bairros como a Graça, Alto Pina, sabe que muitos lisboetas só se ausentam durante a parte da manhã. Em Agosto, as tardes de lazer são vividas no Bairro ao som do entusiasmo dos mais novos e do sabor das cervejas frescas acompanhadas de tremoços, em família ! Mesmo, assim, os lisboetas gostam da vida de bairro!


Alguém que conheça Luís Pedro Nunes, diga-lhe, por favor: Os lisboetas gostam da sua Cidade todo o ano!


0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home