Thursday, September 03, 2009

Se um túnel vai custar muito dinheiro, dois túneis vão custar muito mais...


Entendo que um túnel na zona do Saldanha não vem trazer nenhuma mais-valia à vida dos lisboetas ou mesmo aqueles que precisem de vir trabalhar ou usufruir turisticamente de Lisboa. Mas enfim, há que respeitar outros pontos de vista sobre a Cidade de Futuro, cujas perspectivas podem ser diferentes. No entanto, gosto de perceber o âmago dos projectos e a visão que lhes está inerente. Por isso mesmo, tentei elucidar-me sobre a obra proposta, e acedi ao programa do candidato via internet, como qualquer cidadão poderá fazê-lo.
E é aqui que surge o meu espanto, quando leio no programa “ Lisboa com Sentido”: «Assumimos, então, como objectivos para Lisboa: Repovoamento, Reabilitação, Parque Mayer, Túneis, Espaços Verdes e Piscinas na Política de Bairros».

Não será um só túnel mas vários! A quantidade só por si gera, certamente, curiosidade pelo cidadão quanto à sua localização, mas flagrante é a contradição entre o investimento público em túneis (obra pública indubitavelmente) e a argumentação social democrata, veiculada ferozmente pela sua líder, assente na forte restrição às obras públicas de grande envergadura, dada à crise económica que o país atravessa.

Pergunto-me: Como se explica ao cidadão que uma determinada força política (PSD) defenda veemente uma contenção no investimento nas obras públicas, por razões de estratégia financeira, e o candidato dessa mesma força apresente um programa com obras para a cidade de Lisboa que implicam um vigoroso custo ao erário público nas mesmas circunstâncias socioeconómicas?

Não se explica, ou melhor explica-se pelo seguinte: Os túneis podem dar votos segundo alguns que se preocupam mais com o sucesso político do que com os Lisboetas e a cidade!

1 Comments:

At 2:53 PM , Anonymous Anonymous said...

Tardei a regressar aos comentários, mas cá estou eu. O Dr. Santana Lopes pensa construir mais túneis porque assim é mais fácil andar de patins em Lisboa, é que com a inflacção as pessoas deixam de ter carros e passam a andar de patins. Isto é uma ideia para o futuro, ainda não tinhas percebido? Ele é um GRANDE VISIONÁRIO........ PT

 

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home