Thursday, May 28, 2009

Em época de balanço, um dos meus "posts" preferidos!



« Se eu pudesse teria assistido a cada minuto da rodagem deste filme: “ A Love song for Bobby Long

Quando ouvi falar do filme “A Love song for Bobby Long” (na fracturada tradução “ Uma canção de amor”), fiquei logo em “pulgas” para o ir ver…O gesto partiu da AS que ultimamente se tem antecipado, e bem, nas escolhas cinéfilas e que com este “post” espicaçou em cheio o meu interesse…
A história passa-se em New Orleans, e bastam os três primeiros minutos de filme para percebermos que a música Jazz só podia ter nascido naquele lugar da América. O casario decadente, as cores quentes, a sedução da paisagem e a originalidade dos povoadores são contrastes necessários a tamanha criatividade, com que deliberadamente o filme nos presenteia até ao fim.Os cenários são envolventes (com um “sabor” a Emir Kusturica, sobretudo em algumas cenas de confraternização), e a interpretação dos actores, de todos eles sem excepção, criou em mim a veleidade e a utópica vontade de estar perto deles, de presenciar a “chama” dos seus personagens.Talvez isto mereça um esclarecimento. Nunca assisti a filmagens, mas sempre fez parte do meu imaginário um dia fazê-lo. E se tal desejo nunca me amargurou especialmente por ainda não ter sido saciado, com este filme a angústia bateu à porta. Como eu gostaria de ter estado naqueles bastidores: New Orleans, cenários únicos, personagens fiéis à história, cuja nudez dos sentimentos torna-os tão reais…Um desses personagens é Bobby Long (John Travolta num dos seus melhores papéis até hoje), um professor universitário de literatura, que penhorou o seu sucesso no álcool e nos comportamentos excessivos, não renegando o seu apaixonado carácter e demonstrando uma enorme força de viver, um elo predominante deste enredo.Outro personagem irresistível é Pursy Will (Scarlett Johansson), uma jovem que não desiste de si própria, que procura nas emoções o reencontro com um passado amputado, e que nos faz pensar no sentido desta alucinante “viagem terrena” que é a vida.Uma história de amor em que o tempo volta atrás, como só nos filmes é possível.Um filme a não perder mesmo!-
30 Maio de 2005- Objectiva 3

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home