Wednesday, November 30, 2011

Acompanhar a conferência de Durban!

Sunday, November 27, 2011

Relembrar: “ A Love song for Bobby Long”

Se eu pudesse teria assistido a cada minuto da rodagem deste filme: “ A Love song for Bobby Long”

Quando ouvi falar do filme “A Love song for Bobby Long” (na fracturada tradução “ Uma canção de amor”), fiquei logo em “pulgas” para o ir ver…O gesto partiu da AS que ultimamente se tem antecipado, e bem, nas escolhas cinéfilas e que com este “post” espicaçou em cheio o meu interesse…

A história passa-se em New Orleans, e bastam os três primeiros minutos de filme para percebermos que a música Jazz só podia ter nascido naquele lugar da América. O casario decadente, as cores quentes, a sedução da paisagem e a originalidade dos povoadores são contrastes necessários a tamanha criatividade, com que deliberadamente o filme nos presenteia até ao fim.Os cenários são envolventes (com um “sabor” a Emir Kusturica, sobretudo em algumas cenas de confraternização), e a interpretação dos actores, de todos eles sem excepção, criou em mim a veleidade e a utópica vontade de estar perto deles, de presenciar a “chama” dos seus personagens.

Talvez isto mereça um esclarecimento. Nunca assisti a filmagens, mas sempre fez parte do meu imaginário um dia fazê-lo. E se tal desejo nunca me amargurou especialmente por ainda não ter sido saciado, com este filme a angústia bateu à porta. Como eu gostaria de ter estado naqueles bastidores: New Orleans, cenários únicos, personagens fiéis à história, cuja nudez dos sentimentos torna-os tão reais…Um desses personagens é Bobby Long (John Travolta num dos seus melhores papéis até hoje), um professor universitário de literatura, que penhorou o seu sucesso no álcool e nos comportamentos excessivos, não renegando o seu apaixonado carácter e demonstrando uma enorme força de viver, um elo predominante deste enredo.Outro personagem irresistível é Pursy Will (Scarlett Johansson), uma jovem que não desiste de si própria, que procura nas emoções o reencontro com um passado amputado, e que nos faz pensar no sentido desta alucinante “viagem terrena” que é a vida.Uma história de amor em que o tempo volta atrás, como só nos filmes é possível.Um filme a não perder mesmo!- Post publicado em 30 Maio de 2005- Objectiva 3

Um dos meus filmes preferidos...

O outro lado do Tejo...


Fotografia de Cristina Garcia

Wednesday, November 23, 2011

MANIFESTO DE MÁRIO SOARES E OUTROS: CONCORDO!

«UM NOVO RUMO
Este é o momento de mobilizar os cidadãos de esquerda que se revêem na justiça social e no aprofundamento democrático como forma de combater a crise.
Não podemos assistir impávidos à escalada da anarquia financeira internacional e ao desmantelamento dos estados que colocam em causa a sobrevivência da União Europeia.
A UE acordou tarde para a resolução da crise monetária, financeira e política em que está mergulhada. Porém, sem a resolução política dos problemas europeus, dificilmente Portugal e os outros Estados retomarão o caminho de progresso e coesão social. É preciso encontrar um novo paradigma para a UE.
As correntes trabalhistas, socialistas e sociais-democratas adeptas da 3ª via, bem como a democracia cristã, foram colonizadas na viragem do século pelo situacionismo neo-liberal.
Num momento tão grave como este, é decisivo promover a reconciliação dos cidadãos com a política, clarificar o papel dos poderes públicos e do Estado que deverá estar ao serviço exclusivo do interesse geral.
Os obscuros jogos do capital podem fazer desaparecer a própria democracia, como reconheceu a Igreja. Com efeito, a destruição e o caos que os mercados financeiros mundiais têm produzido nos últimos tempos são inquietantes para a liberdade e a democracia. O recente recurso a governos tecnocratas na Grécia e na Itália exemplifica os perigos que alguns regimes democráticos podem correr na actual emergência. Ora a UE só se pode fazer e refazer assente na legitimidade e na força da soberania popular e do regular funcionamento das instituições democráticas.
Não podemos saudar democraticamente a chamada "rua árabe" e temer as nossas próprias ruas e praças. Até porque há muita gente aflita entre nós: os desempregados desamparados, a velhice digna ameaçada, os trabalhadores cada vez mais precários, a juventude sem perspectivas e empurrada para emigrar. Toda essa multidão de aflitos e de indignados espera uma alternativa inovadora que só a esquerda democrática pode oferecer.
Em termos mais concretos, temos de denunciar a imposição da política de privatizações a efectuar num calendário adverso e que não percebe que certas empresas públicas têm uma importância estratégica fundamental para a soberania. Da mesma maneira, o recuo civilizacional na prestação de serviços públicos essenciais, em particular na saúde, educação, protecção social e dignidade no trabalho é inaceitável. Pugnamos ainda pela defesa do ambiente que tanto tem sido descurado.
Os signatários opõem-se a políticas de austeridade que acrescentem desemprego e recessão, sufocando a recuperação da economia.
Nesse sentido, apelamos à participação política e cívica dos cidadãos que se revêem nestes ideais, e à sua mobilização na construção de um novo paradigma.
Mário Soares
Isabel Moreira
Joana Amaral Dias
José Medeiros Ferreira
Mário Ruivo
Pedro Adão e Silva
Pedro Delgado Alves
Vasco Vieira de Almeida
Vitor Ramalho
Lisboa, 23 de Novembro de 2011»



Sunday, November 20, 2011

Um colóquio obrigatório: As alterações climáticas nos media e na opinião pública

click na imagem para melhor leitura



Domingos de Outono (2)

click image /natural size

Fotografia de Cristina Garcia

Domingos de Outono (1)

click in image /natural size

Fotografia em Lisboa- Campo Grande, Lisboa

Saturday, November 19, 2011

Nas salas de cinema...



Um filme que se diferencia dos anteriores de Almodóvar:o terror, o drama, o humor negro, a comédia estão presentes.

É quase impossível Pedro Almodóvar desiludir quem gosta de bom cinema, só que simplesmente não gostei do filme!

Em DVD... Gostei bastante!

Tuesday, November 15, 2011

Saudades...


Fotografia de Cristina Garciade -NY

Gostei bastante!


O título original do filme “ Ides of Marché significado de conspiração e queda de poder.

O filme, realizado por George Clooney, retrata os bastidores políticos durante a campanha eleitoral de Mike Morris (George Clooney), no papel de um governador candidato às eleições primárias das presidenciais dos Estados Unidos pelo partido Democrata.

Se George Clooney mostra, mais uma vez, a sua valência por detrás das câmaras, o actor Ryan Gosling prova que é um excelente actor.

Um filme a não perder…

Thursday, November 10, 2011

Vamos ver o que vai acontecer...


PHOTO :Joshua Roberts/Reuters

«Protesters rallied against the Keystone XL oil pipeline, which would run from Canada through the Plains to the Gulf Coast, at the White House on Sunday.

The Obama administration is preparing to delay a decision on the contested Keystone XL pipeline while it studies an alternate route, effectively pushing any action past the 2012 election, officials and lobbyists who have been briefed on the matter said on Thursday. An announcement is expected as early as Thursday afternoon. (...)» in THE NEW YORK TIMES- 10 NOVEMBRO 2011

[link do artigo no NYT]