Sunday, November 28, 2010

Uma calça, três camisolas estendidas à janela: uma contribuição para diminuir o consumo energético!

FOTO RETIRADA DAQUI
Para um lisboeta estender a roupa à janela, faz parte do quotidiano.

Este acto, embora, individual, analisado globalmente marca a história desta Cidade. Quem não se recorda de subir a Rua da Rosa ou descer a Rua Luz Soriano, no Bairro Alto, onde cada edifício se particulariza pelas suas roupas estendidas numa montra de vidas: a dureza do trabalho espelhado num fato de macaco ou o sustento de uma família numerosa traduzida em muitos pares de meias.

Se as populações dos Bairros históricos, ainda, vão alimentando a tradição, noutras zonas da cidade, as regras de coabitação citadina exigem que esta prática se proclame, somente, aos vizinhos dos prédios situados nas traseiras das nossas habitações.

Com contornos mais secretos, esta tarefa, já assumida por homens e mulheres, continua a revelar os hábitos de cada família: basta ouvir o chiar das cordas do estendal, por volta das 6 horas da manhã, durante a semana, para sabermos que o nosso vizinho acorda cedo para trabalhar.

Actualmente, esta prática é elogiada por estudiosos em matéria de consumos energéticos, como uma boa medida para consumir menos energia. Noutras cidades, como Nova Iorque, toda a roupa vai parar à secadora – em casa ou na lavandaria.

Deste modo, a minha vizinha ao estender diariamente a roupa no estendal, provavelmente, sem saber, está a contribuir para um menor consumo energético e a melhorar as condições de vida no nosso planeta!

Por último: Caro lisboeta, conto consigo, para consumir menos energia!

Óculos com lentes custo – benefício...




A avaliação custo benefício fundamental na tomada decisão quanto a um projecto de uma empresa privada ou de uma entidade pública, mostra-se, assim, um instrumento de gestão.

Na verdade, todos nós, uns mais que outros, fazemos uma abordagem ”aproximada” da relação custo – benefício, quando temos de tomar decisões que mexem com o nosso orçamento familiar.

Neste momento, perguntar-se-ão: qual a razão deste escrito?

É simples: a análise custo benefício, ferramenta influenciadora no "grafismo" político e financeiro, ganhou uma omnipresença na argumentação de qualquer decisão, como se tratasse de “uns óculos” que servem para visualizar e mensurar um foco em qualquer horizonte.

É, assim, que se ensina aos alunos na universidade. Este pensamento é verbalizado nessa medida, muito embora com a ressalva do “conceito de benefício assumir uma abrangência alargada”.

Hoje, a análise custo benefício é a “aspirina” receitada por qualquer consultor em relação à “dor de cabeça” de um projecto sujeito a tomada de decisão.

Será inequívoco o uso destes óculos?

Não está em causa a informação e avaliação do projecto se mostrar necessária, o que não colhe é restringir todas os fenómenos sociais num balanço entre custo benefício.

Porque, algumas vezes, não há tradução em termos monetários de todos os efeitos associados a uma decisão.Nesse caso podem aparentemente os custos ultrapassarem os benefícios, podendo deixar alguns projectos socialmente muito válidos na gaveta!

Sunday, November 21, 2010

Paris by objectiva 3!


Fotografia de Cristina Garcia

Wednesday, November 17, 2010

Participar num inquérito universitário é um acto de cidadania!





Os inquéritos feitos, no âmbito de estudos univeritários, visam uma avaliação da opinião pública em tempo real, de modo a estudar respostas ajustadas às necesidades da sociedade.

É importante uma interacção entre a universidade e a sociedade civil, porque é desta correlação que podem e devem surgir alternativas diferentes aos modelos instituídos.

Por isso, mesmo, proponho que respondam a este inquérito (clique aqui),p.f., de modo a ser possível diagnosticar a opinião dos cidadãos, em matéria de alterações climáticas, por parte de estudantes de um programa doutoral nessa temática.

Sunday, November 14, 2010

O lado intimista de Paris!

click in image 2X/ natural size

Fotografia de Cristina Garcia

Thursday, November 11, 2010

Ficará sempre presente na memória desta Lisboeta!

« Morreu o "Senhor do Adeus"


Wednesday, November 10, 2010

Há lojas que nunca esquecemos....

click in image 2X/natural size

Fotografia de Cristina Garcia

Loja: My Crafty Closey

O primeiro teste no 9/11 Memorial



[ LINK DO ARTIGO IN "THE NEW YORK TIMES" - 10.11.2010]

Sunday, November 07, 2010

Esta Lisboa que eu amo...

click in image 2X /natural size

Praça do Comércio- Fotografia de Cristina Garcia

O histórico Café de Flore!

click in image 2X/ natural size

Fotografia de Cristina Garcia- Paris 2010

Friday, November 05, 2010

Lá estarei!


Thursday, November 04, 2010

O esforço internacional: só alguns países reclamam pela vida de Sakineh!

retirado daqui



França, Reino Unido e Brasil intensificam esforços para salvar Sakineh!

Wednesday, November 03, 2010

O fascinante bairro do Marais em Paris!

click 2 x in image /natural size

Fotografia de Cristina Garcia - 2010

O meu vivo protesto por esta execução iminente !